Tuesday, May 20, 2008

Se pudessemos tirar conclusões de compilações de imagens que nos surgem nos sonhos, seriamos talvez mais certos e estáveis connosco mesmos e com as pessoas em redor. As imagens que me interrompem as noites frias dão-me vontade de fugir da minha vida. A certeza para mim é incerta. E a incerteza... temo que seja verdadeira. Tenho saudades da minha vida como era antes de tudo me confundir. Tenho saudades dos meus pesadelos com aranhas em vez de sonhos sombrios e que revelam perigos. Tenho saudades dos tempos em que pedia ao meu pai o copo de água antes de dormir, em vez de ir bebê-la antes de deitar. Tenho saudades de não saber escrever e dizer "proglemas" em vez de "problemas". Tenho saudades de pedir barbies nas pulseiras do Bonfim. Tenho saudades do Cartoon, da cerelac da minha mãe, de jogar damas com o meu avô, de fazer contagem decrescente dos dias que faltavam para ir para Maria Vinagre com a minha irmã. Tenho saudades de andar de bicicleta, de acreditar no pai natal, de fazer festas de anos no Mac, de ter os dentes para fora, de não ter o período, de ver novelas, de brincar com o meu primo, de ansiar por crescer, de falar alto demais, de rir por tudo e por nada, de ser muito pequena, de me empoleirar nas árvores, de brincar com os cães, de não ter medo de nada...

Daqui a uns anos vou ter saudades do que agora tenho.

5 comments:

Analog Girl said...

É a evolução da vida...só damos conta do que tivémos quando o perdemos. Tenho saudades de todos os momentos que já passei na minha vida. Desde a infância inocente e despreocupada, como da adolescência e às vezes até de alguns momentos menos bons, mas que me marcaram e ajudaram-me a definir-me como pessoa.

Lembro-me de ter a tua idade, entrar no 12º ano e saber que iria ser um ano espectacular. E dei por mim a aproveitar ao máximo tudo a que tinha direito.

Desde que o faças a cada fase da vida que passa (porque tudo passa, acredita), saberás que vais ficar bem. Vive as emoções que tens de viver, sai as vezes que tens de sair, discute, berra, ri-te a bandeiras despregadas, embebeda-te, chora, sorri despreocupadamente, balda-te uma vez ou outra às responsabilidades...aproveita cada bocadinho e as tuas saudades serão felizes e tranquilas.
:D

Cate said...

A tua irmã já escreveu tudo o que eu poderia ter escrito (sim, porque eu já saí da adolescência - não parece, eu sei - só me falta a parte do mundo do trabalho - ui!). No entanto, posso acrescentar algo meu.
Nem tu sabes as saudades que eu tenho de brincarmos aos três porquinhos no largo de Maria Vinagre quando ainda nem existia aquele laguinho da palmeira, as saudades que tenho de nadar no canal, de ficarmos até tarde a rirmo-nos enquanto as nossas mães jogavam cartas e nos faziam torradas, de roubar as bandas desenhada da Monica à tua irmã, de jogarmos Rei Leão na Mega Drive, de te ouvir a dizer "proglemas" ou brincar contigo às Barbies em brasileiro ("português? o que é isso?"), de gravarmos programas de rádio todos em tua casa (a tua irmã, eu, tu, o Gonçalo e os teus primos), das passagens de ano, dos Sábados à noite na tua casa de Telheiras, das festas de anos, e tantos momentos mais. Mas nada disto me faz querer andar para trás. Eu tenho as recordações e elas fazem-me sorrir. Porque eu tive aqueles momentos, e aqueles momentos são só meus. E foram aqueles momentos que fizeram de mim a pessoa que sou hoje, que me deram os amigos que tenho hoje e que me ensinaram a dar-lhes valor, que deram cor à minha infância, à minha adolescência e que ficam comigo para o resto da vida. Eles marcam quem eu sou.
Por isso, aproveita cada oportunidade, cada bom momento, para te construíres, para aprenderes, para seres forte, para gostares de ti e dos outros.
Eu gosto de ti e acredito que vais ser grande! Beijinho.

Analog Girl said...

Ai que fofinha, Quina!
:)

Cate said...

I do my best. For my babies. :)

Mariana said...

Tou sem palavras qui... Obrigada :) ***