Saturday, September 30, 2006

Boa aparência...para que te quero!

Por vezes ponho-me a pensar nas aparências. As pessoas têm a tendencia para dizer: "as aparências iludem" e "o que interessa mesmo é o interior de cada um!". Sim, concordo com tudo isto mas será que na prática é mesmo assim? Passamos pela rua e observamos todo o tipo de pessoas mas não podemos evitar de dizer para nós mesmos: "Aquela veste-se mesmo mal" ou "Aquele parece um bimbo" mas pior de tudo é quando não conseguimos evitar o medo que sentimos quando vemos uma pessoa com mau aspecto. Aquele mau aspecto mesmo mau que nos faz pensar logo que vamos ser assaltados. De facto não conseguimos parar de pensar nisso especialmente quando estamos sempre a ser bombardeados com notícias de assaltos e raptos a toda a hora!
Imaginem a situação: vamos na rua com um ou dois sacos que acabámos de trazer das compras, estamos mesmo felizes porque comprámos aquele filme que queriamos tanto ver e aquela camisola que queriamos tanto usar (o dia corre bem). No meio deste contentamento todo, aparece-nos um jovem rapaz com um fato de treino todo janota, com ar de poucos amigos. A nossa reacção instantânea ( e eu contra mim falo) é sentirmos medo. Não, um assalto hoje não, o dia está a correr tão bem... o jovem rapaz apercebe-se da nossa insegurança, do nosso medo, mas ele nada faz. Passamos por ele e ele nada nos diz. Suspiramos de alivio e vamos todos triunfantes para casa contar a alguém o "quase" assalto que tivemos. Mas e o rapaz? O que pensa ele agora? Provavelmente está-se a rir à socapa pela nossa figura ridicula. Mas não. Ele nem se interessa connosco, aliás, ele já nem se lembra de nós. Ele teve um dia tão mau (pode ter acabado com a namorada, ou discutido com o pai), que já o habitual receio das pessoas perante a sua presença pouco importa. Só porque usa um fato de treino do Benfica...
É claro que a história podia acabar de outra forma, é claro que podiamos ter sido assaltados!
Mas não me interpretem mal! Não quero com este exemplo criticar ninguém. Apenas fazer-vos pensar e concluir que a maneira como estamos na vida, como falamos, como nos vestimos, pouco importa. Claro que não espero que ninguém se decuide com o seu aspecto! Hoje em dia isso parece ser das coisas mais importantes para o mundo lá de fora. Basta olhar para os tão famosos "morangos com açúcar". Eles representam "muita" mal , mas o que interessa é que sejam bonitos!

3 comments:

Analog Girl said...

Criticar é bom. Quando criticamos comportamentos, maneiras de vestir, maneiras de ser, etc., é até saudável.
O pior é quando em vez de criticar, começamos a julgar os outros! Ah pois é!

Anonymous said...

Aqui esta um assunto que se tem revalado muito deprimente para certas pessoas no nosso quotidiano!
Ha pessoas que julgam outras pela sua aprencia e maneira de estar sem tentarem perceber como uma pessoa e relmente no seu interior!


Porque e que as pessoas em vez de olharem e criticarem tanto os outros não olham pra elas mesmas?!

Um texto especialmente interessante escrito por uma pessoa interssantemente especial para mim!=D

Anonymous said...

Acabei de ler agora o teu texto, e concordo realmente com tudo o que la disses-te !

E acredita que e' verdade, e toda a gente sabe que ha' muia gente que sofre com esse problema. Realmente a gente bonita nao se preocupa com isso, e acredita que isso sao apenas paranoias das pessoas que nao sao tao bonitas quanto elas. A verdade é que nao conseguem ver o lado delas, sempre tiveram aquilo que desejaram, a beleza, um passo dado para conseguir ter uma vida social melhor, ou até mesmo arranjar um namorado(a).

O que as pessoas nao conseguem ver é que hoje em dia nao há gente feia, nem ninguém perfeito, com o melhor estilo, há apenas pessoas menos giras, e sem capacidades ou gostos para andar vestida como os considerados modelos.

Admiro-te Mariana. :) *