Sunday, May 06, 2007

Dia da Mãe


Há uns anos atrás eu e a minha irmã acordavamos no primeiro domingo de Maio e iamos acordar os meus pais com o presente de dia da mãe pronto nas nossas mãos. A nossa mãe lia a nossa dedicatória cheia de amor e carinho, enchia-se de lágrimas que lhe completavam a expressão orgulhosa e abraçava-nos com muita força. Dizia-nos que nos amava e que tinha um enorme orgulho em nós. Eu e a minha irmã não podiamos ficar mais satisfeitas. Por vezes até ficávamos os quatro uns dez minutos na cama a falar até ao meu pai resolver que quatro na mesma cama causava demasiado calor e ir tomar banho, deixando-nos a mim, à minha irmã e à minha mãe no meio dos lençóis. Queria que aqueles momentos durassem para sempre... O dia seguia-se com um almoço em casa de uma das avós mas independentemente de qual fosse, a nossa mãe exibia a prenda e a dedicatória mantendo sempre a sua expressão orgulhosa. Realmente sempre tivemos uma relação espectacular...

Este ano foi bem diferente... eu e a minha irmã acordamos e já o meu pai está de pé. Vamos nos arranjar e vamos visitá-la. Cada um com uma rosa na mão. E quando chegamos ao local e lá pusemos as flores, olhei para o nome dela escrito naquela pedra fira e vieram-me à memória tantas boas recordações dela, de como ela me conseguia levantar a moral, das gargalhadas dela, dos sorrisos e dos conselhos, das músicas, das viagens de Oeiras para Lisboa, de Lisboa para Oeiras, das manhãs da comercial, das refeições, do Herman aos domingos, das manhãs de domingo na cama, dos serões cinematográficos aos sábados à noite, das férias em Maria Vinagre, praia, vésperas de férias quando ficavamos até às tantas a arrumar as malas, as férias com os meus primos, os serões em que nos fazias companhia..parecias tu própria nossa prima, os choros, os momentos de desabafo, os teus abraços...

Lembro-me quando fui ao cinema pela primeira vez. Fui ver o Rei Leão e tu vieste comigo. Tinha feito 6 anos e tu ficaste ao meu lado. Quando o Mufasa (o pai do Simba) morreu, lembro-me de quase ter chorado, estava mesmo triste. Quando olhei para o lado e tu me olhaste também, sorriste. Esqueci Mufasa, esqueci que o Simba tinha ficado orfão. O teu sorriso tirou-me toda a tristeza. De certa forma, quando me lembro dele, ainda consegues-me transmitir a mesma sensação de paz e tirar-me toda a tristeza. Apenas tenho de me esforçar para me lembrar dele.

5 comments:

Analog Girl said...

Acho que tinhas 4 anos, fofa...
As memórias levam-nos sempre mais longe.
:)

Analog Girl said...

princesa...o amor, as memórias e a felicidade que nos trouxeram ninguém as pode tirar...
:)

Cate said...

também me lembrei dela ontem.
um beijinho, maninhas.*

Anonymous said...

Pensavas que eu me esquecia?! eu não me esquci, porque o Berto nunca se esquece do dia especial da mama dele, porque para mim este dia foi feito só para ti! Tenho saudades tuas!!! Adoro-te maezinha, não te esqueças que me disseste que todas as pessoas têm uma estrelinha no céu!!! A tua é a que mais brilha... Beijinhos!

Anonymous said...

Que bonito. O amor que ela te deu deve ter sido tanto que até o consegui sentir. Mantém-te assim. Sei que ela o quererá.