Sunday, February 11, 2007

Vivendo à minha maneira




O que fazer quando alguém não concorda com o modo como agimos, como pensamos, como nos comportamos com as outras pessoas ou com as situações? O que fazer quando tudo o que acreditamos é desvalorizado por outra pessoa? Provavelmente chegamos a casa furiosos, provavelmente chegamos a casa sem nos lembrármos disso. Provavelmente daqui a uma semana nem nos lembramos de nada.



Por vezes dizem que sou infantil, que acredito em todos, num mundo perfeito. Por vezes desiludo-me mil vezes mais com as coisas do dia-a-dia do que as pessoas "realistas". Sim, se calhar estou a perder muita coisa, se calhar estou a iludir-me desnecessáriamente. Provavelmente não vou ser feliz para sempre e de certeza que um dia vou morrer. Se calhar vivo como se estivesse num filme, num livro, numa série ou num conto infantil. Ou então vivo apenas a minha vida. Se calhar nem tenho muita experiência de vida em certas coisas...mas, pensando bem, quem tem? Se ser superior a mim é ter mais experiência de vida em certos ramos, então pronto, eu deixo-vos ser superiores a mim.
Mas agora penso: será que sou superior a outras pessoas só porque perdi a minha mãe? Será que isso me permite ascender a um nível diferente, a um nível em que ninguém tem o direito de discordar de mim, um nível em que eu tenho toda a razão só porque a minha mãe já cá não está e eu aprendi coisas que os outros não? Será que posso dizer: "Tu não sabes o que é perder uma mãe, não sabes nada do que é sofrer." Não...isto não digo de certeza.
Cada um tem a sua vida, cada um aprende o que tem de aprender. Cada um tem a sua experiência. Agimos de acordo com o que somos e de acordo com o que já aprendemos. Começamos a tomar consciência de certos factos que há três ou quatro anos atrás não tinhamos. Os nossos erros ditam as regras e ensinam-nos a viver e cada um tem a sua experiencia, o seu histórico e não vou julgar os actos dela só porque não tem a mesma mentalidade que eu. Posso discordar! É um pouco diferente, não é? Posso dizer "desculpa mas não concordo contigo", "são opiniões".
Mas agora reparem: apesar de tudo o que me aconteceu nestes últimos tempos, sei que há muita gente que sofre mais que eu, o que também não é motivo para desvalorizar a minha dor. Ela continua a ser a mesma, embora tendo a noção de que não é das piores dores do mundo. Apesar de tudo, estou feliz com tudo o que me está a acontecer e fundamentalmente com a intensidade com que estou a viver tudo isto. De certa forma orgulho-me de não ser "a realista", orgulho-me de fantasiar demais. O que seria da minha vida se estivesse sempre à espera do pior? O que seria de mim se desconfisse das pessoas a toda a hora? Que tudo o que é bom não dura para sempre? Não...não quero ser uma "realista". Gosto de pensar que vou ser feliz para sempre, que nada vai mudar. Gosto de pensar assim, embora lá no fundo tenha a noção que não vá acontecer. O que pode acontecer de mal? O momento de felicidade acabar? Se eu pensasse que fosse acabar, acabaria da mesma forma, não é verdade? Então porquê não pensar "Vou ser feliz para sempre" por um pouquinho? Ao menos nesse instante sou totalmente feliz. Ao menos, quando os momentos felizes acabarem eu vou pensar: "ao menos enquanto durou este momento de felicidade eu tentei vivê-lo ao máximo e desfrutá-lo" e não pensar "eu já sabia desde o inicio que isto ia acontecer, que isto ia acabar assim".

Gosto de viver histórias. De momento, vivo a minha. Mas se vivesse outra, havia mal nisso?
Sim, posso estar a viver numa ilusão, posso viver a tristeza ou a felicidade de uma maneira demasiado exagerada. Mas sou assim e estou feliz assim.



Atenção: não acho que Realismo é sinónimo de Pessimismo. Apenas usei esta expressão porque acho que se enquadra com o que algumas pessoas me dizem. E aqui explico directamente para elas que o que elas pensam ser realismo é a maioria das vezes pessimismo mas suas vidas.

7 comments:

Anonymous said...

Se és feliz assim poruqe não hás-de viver dessa forma? Claro que deves viver assim, mas de vez enquamdo deves descer um pouco à terra...as coisas por vezes parecem mais negras do que são na realidade... mas cada um vive como quer e da forma que se sente mais feliz! Ainda bem que estás feliz, minha querida!*

Mariana said...

Concordo plenamente contigo. E acredita que desço à terra vezes de mais. O que me incomóda é as pessoas criticarem-me e julgarem por eu ser assim.. Mas pronto, sei que não vou ficar assim para sempre mas também não quero pensar no que o futuro me reserva. Se uma coisa eu aprendi com a perda da minha mãe foi que devemos aproveitar o presente da melhor das formas. Quando olharmos para trás estaremos repletos de boas memórias. :)

Analog Girl said...

Como eterna adepta da fantasia e do sonho, concordo plenamente contigo. Nunca fui nessas conversas de ser mais realista.
Normalmente sou aquela pessoa que vive tanto no mundo da lua que sinto não haver nada melhor. Mas por vezes a realidade supera a fantasia e isso é bom descobrir. E é bom termos o espírito aberto às mudanças e à experiência.

O que parece que as pessoas realistas não percebem é que uma pessoa que vive na fantasia consegue ser feliz. Muitas vezes tropeçamos na realidade, é certo. Mas isso não nos torna inexperientes. E outras tantas vezes, descobrimos o sorriso nos lábios, quando menos esperamos.
E temos esperança. E somos eternamente crianças.
:)

Muda tudo o que tiveres de mudar, mas nunca percas a capacidade de sonhar.

Cate said...

É bom viveres no sonho, é bom acreditares nas pessoas, acreditares no melhor antes de acreditares no pior, é também bom saberes perdoar aqueles que tiram conclusões precipitadas de ti, porque secalhar não percebem a tua maneira de ver a vida porque é diferente da deles. Eles não têm culpa se não entendem, a única culpa deles foi serem intolerantes, ao contrário de ti, e não procurarem aceitar-te como és. E é, acima de tudo, bom o facto de seres tão sensata como és. Gostei destas tuas palavras. Gosto ainda mais de ti.

Anonymous said...

Concordo plenamente contigo, é preferivel vivermos felizes e acreditarmos que essa felicidade vai durar para sempre, do que vivermos infelizes, pensando que o pior nos pode acontecer a qualquer momento. É cero que sabemos que essa felicidade não vai durar para sempre mas, pelo menos, enquanto durar, sabemos que vamos disfrutar dela ao máximo, aproveitando todos os momentos!
Mas, o mais importante é, como a tua irmã disse, "nunca perderes a capacidade de sonhar"! =)

beijinhos grandes da tua Eliazinha *

ah...,tu podes não ser das pessoas do mundo a que mais sofreu, ou a que tem mais experiência de vida. Mas eu admiro-te muito, não só por teres passado por tudo aquilo por que passaste mas, principalmente, por teres conseguido ultrapassar tudo e, hoje, seres uma pessoa feliz. =)

gosto muito, muito de ti (nunca te esqueças disso!) =D *

Anonymous said...

Oh mary, assim q acabei de ler este post senti uma enorme necessidade de te dizer que acho q deves continuar sempre e sempre assim! sem querer repetir o que todas ja disseram, o facto é que é assim q tu és feliz e é a tua capacidade de ver sempre a parte boa das coisas que te faz tao especial! é das coisas que mais admiro em ti e, como sabes, eu admiro quase tudo em ti :P mas essa é uma das melhores coisas que tu tens :)
para acabar tenho a dizer te que quando for grande quero ser como tu!
Gosto muito de ti mary..
Beijinhos , Bea

Mariana said...

Querida bea :)
Mas não precisas de esperar tanto tempo! E acredita que ser assim também trás a suas desvantagens! Mas eu gosto xD