Sunday, February 25, 2007

"Ninguém é perfeito"



No outro dia pus-me a reflectir sore perfeição. Se ela não existe, se não há ninguém perfeito, porque é que a palavra é sequer pronunciada? Se temos e usamos palavras para coisas reais, situações diárias, porque temos esta palavra? Para nos negar todos os dias o que mais queremos? Porque, sinceramente, irrita-me só usarmos esta palavra na negação! Então porque é que a temos, se não existe na prática?
Vamos supôr que existe uma pessoa perfeita. Se ela existisse, repleta de qualidades, isenta de defeitos. Não se tornaria também um pouco aborrecida ou irritante? Então se se tornaria aborrecida, irritante ou talvez as duas ao mesmo tempo, já não era perfeita pois não?
Pergunto de novo: porque temos esta palavra no dicionário se mesmo num mundo imaginário ela se torna inútil ao fim de algum tempo? A menos que fôssemos todos perfeitos!
Mas afinal, o que é perfeição? Sim porque uma pessoa pode ter uma qualidade que, na minha opinião, torna-se num defeito. Ou vice-versa! Será que o conceito que conhecemos está totalmente correcto? Será que ser perfeito implica mesmo ser-se "perfeito", sem defeitos, sem erros, sem arrependimentos?
E se dizem que o corpo humano é uma máquina perfeita, porque é que não está preparado para todo o tipo de doenças, para todo os entraves?
E se Deus é perfeito (como todos os crentes afirmam) e criou o Homem à Sua imagem, porque é que nós não somos perfeitos?
E se...desisto!Perfeição não existe e mesmo se existisse, não o saberiamos, pois não? Teriamos sempre a tendência para a questionar... (como já fazemos com tudo)

3 comments:

Anonymous said...

eu já ouvi esta história duas ou três vezes no outro dia, na escola, e voltei a ouvi-la (ou neste caso, lê-la!) aqui. mas não me importo =P
concordo contigo, "a perfeição não existe e mesmo se existisse, não o saberiamos" (gostei desta frase =P). bah, isto é demais para a minha cabeça, é mesmo melhor pensar que a perfeição não existe e pronto! =S
gosto assim muito de ti =) *

Cate said...

Talvez exista. Nós é que não conseguimos concebê-la, porque não somos perfeitos.

Analog Girl said...

É um bom ponto de vista, Cate!
Talvez a perfeição resida memso na nossa imperfeição...
:)