Friday, January 12, 2007

As piores noticias do mundo...


Vivemos rodeados de notícias surpreendentes, violentas, noticias que nos fazem chorar, que nos fazem desesperar só de pensar nelas. Homicidios, violações, mortes acidentais, suicídios, ataques terroristas, guerras, o mundo está em total desordem, o mundo está de pernas para o ar! O pequeno cubo que nos transmite as imagens chocantes, aquelas que nos fazem suspender a respiração, é apenas um portal para o mundo real a que nos recusamos a ver, acreditar, embora o choque permaneça sempre que vimos as imagens, as histórias. O telejornal acaba e é hora do entertenimento. Chega finalmente a hora de vermos coisas que nos façam sorrir, viver sem receios, viver no aconchego da nossa sala, observando as imagens que nos são transmitidas (de novo) desta vez imagens que nos prendem a um mundo totalmente diferente, onde tudo parece acabar bem, onde existem problemas que se resolvem. Um mundo onde quem merece vive feliz para sempre. Já esquecemos por completo as noticias horrorosas que vimos há bocado no telejornal. A mente recusa-se a ver e a reflectir.
Estamos sentados no nosso rico sofá, a ver a telenovela da noite, enquanto mihões de pessoas são mortas, se suicidam, mulheres e homens são violados na rua, perseguições, uma batalha decorre, populações morrem devido ao bombardiamento, pessoas sofrem acidentes... Tantas noticias para amanhã...tantas notícias que iremos esquecer. E se um dia alguma coisa nos acontecer? Talvez um dia possamos todos abrir os olhos, deixar de olhar para o ecrã e perceber que lá fora o mal também nos pode esperar...

Não perco, porém, a esperança de viver num mundo diferente, não perco a esperança de os "maus" serem presos e levarem não sei quantos anos de prisão, nao desisto de pensar que um dia, pode ser apenas por um só dia, o mundo possa atingir a sua perfeita forma. Claro que, por causa disso, o mundo retrocederá de novo ao seu estado cruel, ganansioso, frio e violento. Como sempre fez...

4 comments:

Cate said...

Eu acredito que um dia tudo isto possa mudar, seja de que maneira for. Acredito mesmo.

Mariana said...

eu tb :)

Apple said...

De uma forma geral a Humanidade tem seguido uma recta ascendente de progressão e evolução ao logo do tempo; o caminho deve ser a melhoria, mas a perfeição, no sentido de Bem unificado a todos, julgo ser difícil, até porque primeiro há que definir o Bem...A perfeição fica na utopia, se bem que acreditar é o maior acto de coragem, porque perante o mundo que os media nos transmitem, o mais fácil é ser se pessimista; Mal do Mundo que fique entregue aos pessimistas, a história faz-se dos activistas que só podem ser os optimistas...Há que também ter atenção que a Tv é forte modelador de mentalidades, as noticias são muitas vezes transfiguradas a favor de interesses particulares de grandes cadeias televisivas, por exemplo basta começar o telejornal com uma noticia de roubo, para que depressa se gere um clima de insegurança, ainda que seja um caso isolado...Lá está a falácia da Bola de Neve..o melhor mesmo é estar alerta, ser céptico mas optimistas! ;)

Analog Girl said...

Eu acho sempre que o mundo pode mudar para melhor. Acho que todos temos responsabilidade nisso, e às vezes um sorriso ou um pequeno gesto são os suficientes para mudares perspectivas, sejam as tuas ou de outras pessoas com quem te cruzas.
Um sorriso pode mudar a tua vida.