Tuesday, October 31, 2006

Liberdade

Vivemos num país que nos possibilita a liberdade de expressão, a de fazermos as nossas escolhas... É uma palavra muito utilizada no dia-a-dia sem sabermos de facto o que significa na sua totalidade. "Liberdade significa tomarmos responsabilidades", disse-me uma vez um professor de moral.
Quem estabeleceu esse conceito? E será que é verdade? Na minha cabeça o conceito "liberdade" sempre foi uma coisa inexplicável... mas o conceito mais próximo que tive foi: ser livre é fazermos tudo o que nos apetece. Mas sempre que digo isto, há sempre gente que me contraria e que impõe outra ideia completamente diferente onde implica ter responsabilidades e obrigações.
"Não, não é essa liberdade! Eu queria a liberdade dos passarinhos!" Mas parece que ninguém me quer ouvir e dizer: tens razão! Continuam-me a dizer:"Esse tipo de liberdade não existe no vocabulário humano!
Depois penso e reflicto sobre isto. Liberdade... realmente a humanidade nunca teve uma liberdade total(talvez apenas na pré-história), onde podemos quebrar regras sem sermos penalizados. Se eu fizer tudo o que me apetece, como será possivel viver em sociedade? Como será para arranjar dinheiro? E se não pagasse os impostos? Seria presa por querer ser livre? Seria presa por querer fazer da minha vida o que quero fazer dela? Se eu não quiser seguir as regras impostas pela lei quem me pode impedir? Toda a gente, provavelmente. "Se fazes parte de uma sociedade, tens de viver consoante as suas imposições!"
O facto é que apesar de todo este desejo de querer ser "livre como os passarinhos", tenho a perfeita noção que nunca existiu tal coisa.
"É pena", penso. E se voltassemos a ser nómadas? Apenas correspondendo às nossas necessidades diárias e dando mais valor a outras coisas como aproveitar a vida e as relações que podemos ter uns com os outros?
Gostava de poder escolher entre ir às aulas e não ir... Gostava de ser livre a esse ponto. Mas no futuro arrependo-me! E porquê? Porque tenho de arranjar meios de sutento e para isso o que preciso? Curriculo escolar! Convém para uma vida minimamente razoável.

É melhor pensar que apesar de não sermos livres como o resto dos animais, a humanidade consegue ser feliz com a sua sociedade exigente. A sua liberdade limitada. Também...nunca conhecemos outra realidade, não é?

5 comments:

Anonymous said...

A liberdade dos passaros, é a unica k vale a pena ter, o resto a k nos dizes nos ser liberdade é muito relativa. A nossa sociadade não quer pessoas livres e k pensam por si, eles querem roubos. Mas tambem a liberdade da nossa mente mas ixo já é outro tema:P bjs fofos

Anonymous said...

Liberdade ? Será que toda a gente sabe oquê que essa palavra realmente quer dizer ? E tens razao numa coisa, o nosso pais é considerado um pais com liberdade, mas a verdade é q nao podemos fazer tudo aquilo que queremos. Porque ? Oque que nos temos a impedir ? .. Não podemos, é um facto.

Adoro-te prima .

Mariana said...

O facto é que se nós pudessemos fazer tudo o que quisessemos, mesmo que fosse aqquela a liberdade mais desejada, acabariamos por nos cansar, não é? E acabava por ser tudo uma grande rebaldaria...

Analog Girl said...

A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros...
Nunca existe tal coisa como ser totalmente livre. A liberdade também exige responsabilidade, não te esqueças.

Mariana said...

Eu não me esqueço. Eu sei que a liberdade também exige responsabilidades. Só acho que deviam haver destinções entre várias liberdades, percebes?:P
Liberdade dos animais, liberdade das pessoas, como é possivel obtermos um conceito correcto se a palavra se aplica a tantas formas de vida?