Saturday, October 21, 2006

Saudades

Ontem estava no msn e pus-me a conversar com uma data de gente que já não vejo há muita tempo (os meus colegas do oitavo ano) e sinto-me forçada a admitir que tenho imensas saudades de andar naquele colégio horrivel, super-conservador e exigente (é verdade!). O facto é que quando me aprecebi do que sentia, apanhei um valente susto!
Ainda no outro dia estava a falar com uma amiga minha que andou comigo nesse colégio e ela contou-me coisas sobre outros colegas meus que me deixou com um valente ponto de exclamação na minha cara! Alguns deles fumam e vão a discotecas. Eu fiquei com a boca aberta. Não que não ache normalíssimo!
Vou explicar porquê: eu andava no colégio desde os meus três anos e alguns( a maior parte) dos meus colegas viviam comigo aquela rotina taciturna desde esses tempos. Foi um bocado chocante quando percebi que crescemos todos e que já não nos interessamos pelas mesmas coisas que antes. Era tudo muito mais simples na altura, não era? Primeiro foram os jogos e brincadeiras: escondidas, apanhada, os cabeleireiros, as Barbies, os Action Man... depois começamos a largar tudo isso e começamos a achar mais piada aos namoros, às fofocas (se bem que os rapazes continuaram dedicados à bola!)... e agora continua isso tudo mas começamos a sair à noite e a ter curiosidade de experimentar coisas diferentes (alcool, tabaco...só coisas que fazem bem para a saúde!).
Mas apesar de tudo ter mudado (não só para eles como também para mim) eu ainda me vejo ligada a eles com o pensamento focado nas brincadeiras, nos jogos nas conversas inocentes... memórias felizes, memórias de crianças que, de certa forma, queriam chegar onde hoje estão agora(pelo menos era o que eu queria). Será que continuo a querer estar nesta posição?
Tenho saudades dos intervalos grandes com as minha amigas na "quinta" do colégio onde costumavamos falar de filmes, telenovelas e de como queriamos que os rapazes deixassem de jogar à bola e viessem conversar connosco ( As raparigas são sempre a mesma coisa), falávamos sobre a escola, o nosso único problema aparente, do que queriamos ser quando "fôssemos grandes" e como queriamos que fôsse o nosso primeiro beijo (coisas pipis que ´so as raparigas desta idade acham piada)
Quando era mais pequena e, às vezes, quando os meus pais tinham daquelas discussões fortes, ficava a noite toda a chorar por causa disso. Quando chegava à escola já a tinha esquecido. Penso que é uma caracteristica própria das crianças não é?
De qualquer maneira, isto tudo veio à baila para dizer que me sinto triste (talvez) por tudo ter mudado tão depressa. Não estava de maneira nenhuma preparada para ista mudança tão repentina. Repentina, sim! Crescemos devagar mas quando nos apercebemos disto já é um pouco tarde, não é?

- Devias ter visto Mariana. O Tomás estava podre de bêbado.
-O Tomás?! O nosso Tomás?
-Ya! E o Carlos e o Afonso estavam a fumar bué, devias ter visto!
- Não devia nada!

Quero voltar à inocência! Quero brincar às Barbies!!! Quero não ter vergonha de fazer macacadas no intervalo das aulas à frente de toda a gente. Quero voltar...

3 comments:

Analog Girl said...

Quando entras definitivamente na adolescência é que começas a ver que tudo mudou. Mas que nada realmente mudou também...
Com o passar do tempo é normal que os amigos se dispersem, mas lá bem no fundo, fica um lugarzinho no coração para essas pessoas desaparecidas... :)
beijinho*

Anonymous said...

Lindoo! escreves bem... lembras te da "nossa" composição do 8ºano sobre a vida?? =P Adoro te ;)

Cate said...

Eu também quero!
E fico contente por também te encontrar neste universo dos blogs!
Adoro-te Batata e tenho muitas saudades :) Eu, sim, sou a amiga de infância por excelência, desculpem lá! Lol