Friday, April 13, 2007

...

Quando a esperança se desvaneceu, ele foi dar uma volta à rua, reprimindo a sua vontade de gritar, de bater e partir tudo. Doía-lhe a cabeça e só lhe apetecia cair na desgraça, entregando-se à miséria em que agora residia o seu espirito. Era noite e tudo estava acabado. Nem estrelas nem luar surgiram por detrás das nuvens para lhe transmitir um pouco de luz e esperança. Mas nem com a luz lunar esta surgiria. Pensara, por uns momentos em acabar com tudo. Parecia-lhe impossivel recomeçar tudo sem ela. Parecia uma ideia descabida, uma possivel tentativa de ânimo para o tirar daquele buraco tão fundo. Os predios à sua volta eram pretos, o alcatrão da estrada, escuro era. E nem um candeeiro à vista para lhe mostrar caminho. Resolveu parar, os seus pés doiam. A sola estava gasta, o dinheiro era escasso. Agora toda a miséria se revelava... quando ela cá estava nãop era assim. Havia sempre uma esperança, um pensamento positivo, uma alternativa. Agora que se fora embora, perdera a visão, perdera o mundo.
Sentou-se no chão, talvez algum carro passasse por cima do seu corpo cansado e acabasse de uma vez por todas com aquele tormento. Realmente uma luz lhe começou a ofuscar as pálpebras obrigando-o a tapar os olhos com o braço. Tinha adormecido na estrada e acordara com o ambiente iluminado. Não sabia porque mas inundou-se de esperança, sentiu que podia mudar, sentiu que não estava num fosso e sim num beco com uma porta sem fechadura nem maçaneta. Agora via que não era preciso nada daquilo para fugir, bastava empurrar a porta, para verificar que estava aberta. Na vida temos de ter coragem para tomar os nossos passos e andar em direcção à mudança, sendo esta imposta ou não. Temos é de ter coragem e confiar não só no que vemos à nossa frente. Podemos abrir todas as portas sem maçanetas nem fechaduras. Basta empurrá-las, basta decidir que as queremos abrir.

6 comments:

Anonymous said...

Lindo! =) quase que me fizeste chorar!
Não pode ser Mariana Lirio, não podes escrever uma coisa destas. Não vez q uma pessoa lê isto às 21.41h da noite e so apetece é comer chocolate (e ainda por cima acabei de jantar =S)!

p.s: não ligues, eu sou parva (eu sei que tu já sabes, mas era so pra comprovar =P). Depois faço um comment como deve ser! =P

ah, ja me ia esquecendo, gosto de ti * =D

Cate said...

amei o texto, baby! és linda :)

Analog Girl said...

Tu sabes que eu tentei comentar decentemente...

Mas como já falei ctg, deixo apenas a anedota:
"Há duas palavras que abrem muitas portas: puxe e empurre"

Às vezes as soluções são tão simples!

Anonymous said...

A tua irmã conseguiu resumir todo este drama, numa coisa tão simples! E se um dia te faltar a coragem ou a força, para puxar ou empurrar a porta, pensa que tens um mar de pessoas q te amam, e que faram os possiveis e os impossiveis para te fazer ver que a porta está aberta à espera q tu abras, e que daram a mão naquele momento.E quando tu a abrires, todo o pesadelo terá passado, deixando contigo apenas uma lição que a recordarás para o resto da tua vida, e q secalhar ate a irás relembrar com carinho e algum humor. Quem sabe!

Nunca te esqueças que os amigos estam ca para te dar a mão, o ombro os conselhos e tudo o que poderem e q por isso quando mais precisares eles la estaram nem q seja para te abraçar e dizer "Mariana, tu consegues, estamos todos contigo, à espera do renascer do teu sorriso "

Beijinhos e força amiga:)

Sebes que és especial e que apesar das desavensas te amo:D

Mariana said...

Obrigada martinha. Sei de isso tudo, sei que tu, juntamente com tantas outras pessoas lá estarão para mim. Sei que te amo muito também e sei que é reciproco. Nao me vou esquecer dos concelhos, nao me vou esquecer de quem sou e vou arranjar forças para iluminar o meu beco, ver a minha porta e arranjar forças para empurrar a minha porta.

Beijinho* ly*

Anonymous said...

:D WITH YOU.M!